Por Thiago Freitas
Todos os sábados até o final de julho serão regados a muitas comidas, músicas e danças típicas da época
Junho 2018 – O clima típico junino toma conta do Hotel Fazenda Histórico Dona Carolina nesse período de férias. Todos os sábados, até o final do mês de julho, serão de muita festa com músicas, danças e comidas características da época. E não apenas para as famílias que forem passar o final de semana no local.
Enfeitado especialmente para a ocasião, o hotel também estende o “arraiá” àqueles que comprarem o pacote de “day use” para usufruir de todos os serviços e vantagens normalmente oferecidos pelo estabelecimento.
A programação inclui o típico casamento junino, a dança da quadrilha, brincadeiras lúdicas para crianças e adultos, como pesca e corrida do ovo, por exemplo, e comidas variadas, tais como pamonha, pinhão, paçoca, pastel e muitas outras opções. Tudo próximo a uma linda fogueira, que queima durante a noite, e sob canções entoadas por violeiros e sertanejos.
O Hotel
Conforto e comodidade, características importantes para quem procura qualidade em serviços de hotelaria, são apenas uma parcela ínfima da imensidão de recursos hoteleiros e ofertas em lazer, esporte e cultura presentes no cartão de visitas do Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina. O olhar exclusivo de respeito e carinho ao público garantiu ao estabelecimento o prêmio de Resort de Luxo e para Família segundo o TripAdvisor, que também concedeu o Certificado de Excelência ao hotel.
Não à toa. O amplo território, com 100 hectares de extensão, não abriga apenas o casarão histórico, onde estão as 94 lindas e aconchegantes acomodações. Também é cenário para uma experiência única para toda a família, que envolve atividades como tirolesa, caiaque, arvorismo, slackline e pesca, por exemplo.
Amantes do hipismo e entusiastas que desejarem conhecer sobre montaria também podem desfrutar de cavalgadas por duas hípicas e outros 39 quilômetros de trilhas. Tudo assistido por monitores especializados, dando a segurança e auxílio necessários para que a dinâmica seja completa.
Piscina, Spa, Redário, Playground, entre outras possibilidades, completam o variado cardápio de atividades ao ar livre.
Tours especiais
Projetado para integrar natureza e história, o Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina tem mais um diferencial: tours especiais. Além de viajar no tempo por meio de uma construção levantada na época do Brasil Imperial – então com o nome de Fazenda Jaboticabal –, visitantes poderão imergir na produção de cachaça e café, manufaturados na própria Fazenda.
Nos Tours do Café e da Cachaça, é detalhado todo o processo de fabricação de ambos os produtos, que levam o nome de Dona Carolina: da plantação do café e a destilação e envelhecimento da cachaça (em toneis de carvalhos importados exclusivamente da Escócia) até a degustação das brasileiríssimas bebidas.
Já no Tour “Fazenda Histórica do Século XVIII”, a viagem ao passado data da fundação da Fazenda. Monitorada por um guia especializado, expõe toda a fabulosa história por trás dos mais de 150 anos da construção do local onde hoje fica o Hotel.
Vista exuberante
O Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina é cercado por uma Área de Preservação Ambiental da Mata Atlântica, que mantém praticamente intactas a fauna e flora locais. Tal integração com a natureza traz mais de 80 espécies de plantas nativas e uma rica quantidade de pássaros e outros animais: jacus, tucanos, pica-paus, seriemas e macacos bugios convivem lado a lado com camélias – símbolo do movimento abolicionista brasileiro – e árvores centenárias.
Gastronomia
O delicioso tempero da comida de fazenda aliado ao melhor da gastronomia compõem um cardápio feito com todo o cuidado e carinho para serem degustados e aprovados pelos mais variados tipos de paladar. E tudo isso com mais uma peculiaridade: servidos em sete diferentes bares e restaurantes. Assim, o sortido menu também passa a ser apreciado de forma exclusiva em ambientes típicos e específicos para cada tipo de refeição.
Histórico
Construída em 1872 por Dona Carolina e seu marido José Alves Cardoso, a então Fazenda Jaboticabal foi importante produtora de café e pioneira do movimento abolicionista no Brasil. Em um país que ainda vivia sob o regime da monarquia escravista, a republicana abolicionista Dona Carolina antecipou-se à lei assinada pela Princesa Isabel em 1888 e libertou os escravos de sua fazenda, concedendo-os um terreno de 100 alqueires, mesmo tamanho da propriedade onde vivia. Em 1919, após seu falecimento, a fazenda assumiu o nome pelo qual é conhecida atualmente. Admiradores da natureza exuberante da região e do valor histórico do local, os descendentes de Dona Carolina decidiram compartilhar com o público os encantos da fazenda, transformando-a em Hotel Histórico. Com isso, a sede e toda a Fazenda foram inteiramente restauradas e reestruturadas para proporcionar, com todo estilo e conforto, uma experiência única aos hóspedes.
Wgo Comunicação
Você precisa fazer login para comentar.